Partido nasceu em 1922 como seção da Internacional Comunista



O Partido Comunista do Brasil, organização de esquerda baseada nos princípios do marxismo-leninismo, foi fundado em março de 1922, na cidade de Niterói (RJ). Nasceu com o nome de Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista (PC-SBIC). Do congresso de fundação participaram barbeiros, jornalistas, eletricistas, alfaiates, sapateiros e outros representantes dos trabalhadores urbanos. Em 1962, após um período de cisão, foi reorganizado em São Paulo, dessa vez rompido com a Internacional Comunista e já sob a sigla PCdoB.

VEJA MAIS

Ao longo de sua trajetória, o partido atuou por longos períodos na clandestinidade, o que não o impediu de exercer grande influência sobre organizações estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União da Juventude Socialista (UJS). Com o fim da ditadura militar, alcançou definitivamente a legalidade.

Atualmente, sob a bandeira de “um Brasil socialista, um país verdadeiramente democrático e soberano”, o partido conta com dois senadores – Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM) –, 14 deputados federais, 18 deputados estaduais, 42 prefeitos e 608 vereadores.

O partido apoiou todas as candidaturas à Presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva desde 1989. Faz parte da base do governo Dilma Rousseff, em que está representado pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.

É marcante na história do partido sua atuação na chamada Guerrilha do Araguaia, no início da década de 70. Na ocasião, militantes que vinham organizando a luta armada na fronteira dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão para enfrentar a ditadura militar entraram em confronto com agentes do Estado.

Até hoje, não se sabe o saldo de mortos da operação do Exército, pois muitos dos corpos nunca foram encontrados. Por esse motivo, o PCdoB é um dos maiores defensores da Comissão da Verdade, cuja implantação foi aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional. A comissão, ainda não instalada, vai apurar a ocorrência de violação de direitos humanos no período.



26/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado faz homenagem ao Partido Comunista do Brasil

Garibaldi recebe representante do Partido Comunista Chinês

Senado encerra homenagem ao Partido Comunista do Brasil

Renan recebe secretário do Partido Comunista do Vietnã

Secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã visita o Senado

Inácio Arruda comenta participação no 42º Congresso do Partido Comunista da Ucrânia