Secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã visita o Senado
Em nome do Senado, o 1º vice-presidente da Casa, senador Tião Viana, e o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Heráclito Fortes, receberam na manhã desta terça-feira (29) o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh, para uma conversa centrada no propósito de intensificar a cooperação entre aquele país e o Brasil.
Após dizer estar comovido com a hospitalidade brasileira, Nong Duc Manh falou do interesse do Vietnãem reforçar os laços de amizade e os vínculos econômicos e culturais com o Brasil. Reconheceu que o comércio entre as duas nações, ainda incipiente, tem enorme potencial para crescer.
Nong Duc Manh reconheceu ainda o apoio do Brasil no processo de ingresso do Vietnã na Organização Mundial do Comércio (OMC), avaliando também como positivas as manifestações brasileiras favoráveis ao crescimento econômico do seu país.
- Precisamos da ajuda dos países amigos. O Vietnã quer ser amigo e parceiro de todos os países do mundo - disse ele.
Tião Viana agradeceu o apoio vietnamita à candidatura brasileira a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, lembrando que o Brasil apóia a candidatura daquele país a um assento não-permanente nesse conselho, no biênio 2008-2009. O 1º vice-presidente do Senado também disse que o governo brasileiro está construindo com o Peru uma rodovia ligando o Brasil ao Oceano Pacífico, o que, lembrou o senador, muito contribuirá para o intercâmbio entre este país e a Ásia.
Heráclito Fortes disse que a recuperação econômica do Vietnã sempre interessou aos brasileiros e expressou seu desejo de que a balança comercial desse país com o Brasil, hoje situada em US$ 200 milhões, apresente um rápido crescimento. O presidente da CRE lembrou também que o Vietnã é um dos países com taxas de crescimento econômico mais elevadas na Ásia e que, em conseqüência, apresenta condições muito favoráveis ao incremento comercial com o mundo.
29/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan recebe secretário do Partido Comunista do Vietnã
Senado faz homenagem ao Partido Comunista do Brasil
Senado encerra homenagem ao Partido Comunista do Brasil
Senado homenageia Partido Comunista do Brasil pelos seus 87 anos de fundação
Garibaldi recebe representante do Partido Comunista Chinês
Partido nasceu em 1922 como seção da Internacional Comunista