Garibaldi: Senado vai aplicar súmula do STF imediatamente



O presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, em entrevista à imprensa, informou sobre decisão tomada pela Mesa no sentido de aplicar de imediato a Súmula 13 do Superior Tribunal Federal (STF) à administração da Casa. No texto, confirmado pelos membros da Mesa, a Corte Máxima determina o fim da prática do nepotismo nos três Poderes.

VEJA MAIS

- Aplicar de imediato a Súmula 13 significa que a Mesa está recomendando aos senadores que promovam de imediato as medidas necessárias para o cumprimento da súmula do STF. Quem não cumprir estará sujeito às penas da lei - disse.

O enunciado da Súmula Vinculante nº 13 é o seguinte:

"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".

Laércio Franzon / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



09/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi acha que todos vão cumprir súmula do STF

Garibaldi considera praticamente cumprida súmula sobre nepotismo

Garibaldi reitera necessidade de cumprimento de súmula sobre nepotismo

Garibaldi não esperava que súmula do STF sobre nepotismo abrangesse os três Poderes

Súmula sobre nepotismo está cumprida no Senado

Tebet quer que Senado inicie imediatamente o debate sobre as reformas