Garibaldi sugere a criação da 'Bolsa-Seca'



Em pronunciamento nesta segunda-feira (5), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) sugeriu ao governo federal a criação da "Bolsa-Seca", como forma de compensar os agricultores do Nordeste pela irregularidade no regime de chuvas na região. A criação do beneficio consta de projeto de autoria do próprio Garibaldi, em tramitação na Casa.

O senador frisou que o Nordeste "não pode ser tratado como sempre foi, de forma improvisada". Segundo ele, as autoridades estão acostumadas com Brasília, onde as chuvas são constantes, e se esquecem do semiárido, que constitui 90% do território do Rio Grande do Norte, afirmou.

Garibaldi reconhece que a política assistencial do governo minimiza as consequências sociais da seca, mas observou que o valor dos benefícios previdenciários são ainda mais irrisórios no Nordeste, uma vez que muitas pessoas não contribuíram para a Previdência Social, recebendo hoje apenas um salário mínimo a que fizeram jus devido à idade.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS), que manifestou apoio ao projeto de Garibaldi Alves Filho, ressaltou que a seca atinge hoje tanto o Nordeste como o Sul, sugerindo a criação de um fundo para compensar os agricultores pelos prejuízos provocados tanto pela seca quanto pelo excesso de chuva.



05/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi Alves sugere medidas urgentes para enfrentamento da seca no Nordeste

Collor sugere criação de subcomissão contra seca no Nordeste

Gilvam sugere criação do programa "bolsa-mulher"

Garibaldi sugere criação de comissões para análise das reformas constitucionais

LÚCIO ALCÂNTARA SUGERE ESTRATÉGIAS CONTRA A SECA

DUTRA SUGERE PROPOSTA DA CUT PARA SOCORRER FLAGELADOS DA SECA