LÚCIO ALCÂNTARA SUGERE ESTRATÉGIAS CONTRA A SECA



Preocupado com a seca que afeta 1,2 milhão de pessoas que dependem da agricultura no Ceará, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) apresentou hoje (18) uma proposta para o enfrentamento da questão. Ele sugeriu estratégias preventivas e o envolvimento da população no processo de planejamento, com um inter-relacionamento contínuo entre esta e o poder público.

Alcântara enumerou as seguintes premissas básicas: a seca não pode ser visualizada como um problema isolado no processo de desenvolvimento da economia cearense; a seca é um problema de natureza social, na medida em que transforma o produtor de baixa renda em flagelado; os efeitos da seca evidenciam o subdesenvolvimento econômico e extrapolam a visão puramente climatológica; é reconhecido que os programas emergenciais destinam-se somente a evitar tragédias maiores.

Conforme Lúcio Alcântara, apenas políticas que atinjam as causas estruturais da pobreza preexistente - como reforma agrária, acesso universal à educação, saúde, habitação, saneamento e redistribuição de renda - tornarão o homem menos vulnerável às secas. Na sua avaliação, ao longo da história, a intervenção governamental voltada para atacar a seca se efetivou sempre mediante ações emergenciais.

- A alta de continuidade, em razão da acomodação que se implanta com a chegada das chuvas, origina o que se pode chamar de ciclo hidro-ilógico da água - disse o senador, definindo assim esse ciclo: seca-conscientização do fenômeno-preocupação-pânico-chuva-acomodação-seca. Em sua opinião, é fundamental que as soluções emergenciais passem a ser tratadas de maneira mais planejada, em razão de diagnósticos melhor elaborados e da própria organização do setor público.

Lúcio Alcântara também explicou que o planejamento para enfrentar a seca deve partir de algumas pré-condições: conscientização do governo federal e governos estaduais da necessidade de uma política permanente contra os efeitos da seca; ter continuidade, independente das mudanças administrativas; envolvimento e integração das instituições públicas; compromisso e motivação do aparato técnico-institucional. Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a seca está comovendo o país inteiro.



18/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA PEDE AÇÃO CONTRA TRABALHO INFANTIL

LÚCIO ALCÂNTARA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS

PROJETO DE LÚCIO ALCÂNTARA COMPATIBILIZA PENAS CONTRA GRAMPO

LÚCIO ALCÂNTARA QUER SOCIEDADE EMPENHADA NA LUTA CONTRA AIDS

ALCÂNTARA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA A SECA

Collor sugere criação de subcomissão contra seca no Nordeste