Garibaldi volta a criticar excessos de medidas provisórias



Em pronunciamento de improviso que durou uma hora - dispensou o discurso que havia escrito -, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, disse na manhã desta sexta-feira (28), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, que hoje, como nunca, defende as prerrogativas dos poderes legislativos no Brasil. Ele afirmou que os deputados e senadores não podem mais admitir conviver com a enxurrada de medidas provisórias que diariamente o governo envia ao Congresso.

- Não podemos mais admitir isso. Hoje tem medida provisória pra tudo, é um abuso. Como presidente do Congresso, eu vou radicalizar. Digo que nós vamos fazer com que as medidas provisórias se tornem apenas viáveis quando urgentes, e vamos evitar que elas tranquem a pauta - declarou Garibaldi Alves.

O presidente do Congresso também destacou que o fato de os vetos presidenciais ficarem "mofando e se deteriorando" sem serem apreciados pelos parlamentares, contribui para a desmoralização do Legislativo. Esta semana, Garibaldi Alves presidiu uma sessão do Congresso que analisou 74 vetos presidenciais a 19 projetos aprovados pelo Legislativo. Na ocasião, ele revelou que sua meta é tornar semanais as sessões conjuntas para votar vetos.

O presidente do Senado discursou logo após receber a medalha do mérito legislativo, a mais alta comenda concedida pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ele recordou seu tempo como deputado estadual e opinou que, sempre que a história política do estado for contada, devem ser registrados os debates importantes travados no legislativo potiguar - como os dos então deputados Aluízio Alves (ex-governador do RN e ex-ministro da Integração Nacional) e Dinarte Mariz, que também foi governador do estado e 1º secretário do Senado.

Da assessoria da Presidência do Senado



28/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi volta a criticar possível corte nas emendas coletivas

Garibaldi volta a criticar excesso de MPs em evento sobre os 20 anos da Constituição

Garibaldi: não leremos novas medidas provisórias

Garibaldi diz que medidas provisórias da política industrial são "MPs do bem"

Garibaldi vê medidas provisórias da política industrial como "MPs do bem"

Garibaldi critica medidas provisórias em sessão de homenagem à ABI