GARIMPEIROS PEDEM APOIO DO SENADO PARA VOLTAREM À LAVRA EM SERRA PELADA
O senador Geraldo Melo (PSDB-RN), primeiro vice-presidente do Senado, recebeu hoje (dia 23), em nome do presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, comissão representativa de uma caravana de 3.500 garimpeiros de Serra Pelada, que vieram a Brasília pedir o apoio do Congresso Nacional à retomada da lavra manual naquela área.
Os garimpeiros entregaram ao parlamentar cópia de um "manifesto à nação", que estão distribuindo em Brasília, reivindicando o pagamento, pela Caixa Econômica Federal, de R$ 120 milhões retidos nas operações de compra de ouro. O documento também historia a luta judicial contra os atos do presidente da República que transferiram a lavra de Serra Pelada para a empresa Vale do Rio Doce, em 96.
Ao lado dos senadores Ademir Andrade (PSB-PA), Eduardo Suplicy (PT-SP), Emília Fernandes (PDT-RS) e Carlos Patrocínio (PFL-TO), Geraldo Melo elogiou o caráter pacífico do movimento reivindicatório dos garimpeiros e definiu o Congresso Nacional como "a casa da sociedade brasileira", local onde devem ecoar todas as manifestações e reivindicações dos grupos sociais.
Em nome dos garimpeiros, o ex-deputado Sebastião Curió pediu o apoio dos parlamentares para o agendamento de audiências com diversas autoridades governamentais, além de uma votação rápida do projeto de decreto legislativo que abre a possibilidade de volta da lavra manual em Serra Pelada. O senador Jáder Barbalho (PMDB-PA) é o relator da matéria.23/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garimpeiros solicitam apoio de Jader para aprovação de projeto sobre Serra Pelada
SENADO RESTAURA DIREITO DOS GARIMPEIROS DE SERRA PELADA
Senado decreta devolução de área de Serra Pelada aos garimpeiros
Retomada de Serra Pelada pelos garimpeiros volta à CCJ
Edison Lobão diz que prefeito de Curionópolis apóia garimpeiros de Serra Pelada
Jucá anuncia acordo entre CVRD e garimpeiros de Serra Pelada