Gás natural tem diversas aplicações



O gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, em conjunto com o energético líquido (gás associado) ou isoladamente.

Versátil, pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica (ao substituir o carvão e o óleo combustível), tendo também aplicações automotivas (usado no lugar da gasolina, do etanol e do óleo diesel) e domésticas (em vez do GLP).

Além disso, o gás natural é insumo básico da indústria gasoquímica, responsável pela produção de grande quantidade de compostos como o metanol e a ureia.

Ao acompanhar a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, o Brasil tem investido na expansão do uso do gás natural, que apresenta menor emissão de poluentes no processo de combustão, além de favorecer maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam. Por isso, este energético é chamado de “combustível do futuro”.

O Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2021 prevê para o ano de 2016 uma produção de 134 milhões de m³/dia e, para o ano de 2021 uma produção de 200 milhões de m³/dia.


Fontes:

Departamento de gás natural do Ministério de Minas e Energia
Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

 

 



18/08/2013 17:42


Artigos Relacionados


Evento debate aplicações de microssatélites

Fórum discute padronização de aplicações em 3D

CAS discute rentabilidade das aplicações do FGTS

Palestra irá abordar aplicações da computação evolutiva

Aumentam aplicações de acupuntura pelo SUS de São Paulo

CCT discutirá aplicações de verbas pela Finatec