Gasto com publicidade daria para atender 27 milhões de família no Bolsa-Família, diz Alvaro Dias



Ao comentar informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relativa a gastos de R$ 2,6 bilhões aplicados em publicidade pelo governo federal desde 2003, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (19), que o montante seria suficiente para conceder a 27,3 milhões de famílias brasileiras o benefício do programa Bolsa-Família durante três meses.

Alvaro Dias explicou que foi considerado no cálculo o valor máximo do benefício, de R$ 90. Ele lembrou ainda que, caso se tomasse como base o valor médio pago pelo governo por meio do programa, de R$ 61, o número de famílias que poderiam ser atendidas com a verba gasta em publicidade pela administração petista subiria para 42,6 milhões.

- A estimativa para o programa Bolsa-Família este ano é a de atender aproximadamente 11 milhões de famílias com o benefício, que, às vezes, chega até a 15 reais, o valor mínimo aplicado. Não estamos usando a média do benefício conferido pelo programa Bolsa-Família. Estamos usando o teto - ressaltou.

Citando dados disponibilizados pelo TSE, demonstrando o aumento dos gastos publicitários do governo federal no presente ano eleitoral, Alvaro Dias defendeu a extinção do instituto da reeleição. Em sua opinião, os elevados gastos da máquina federal no momento seriam estimulados em função da necessidade de o presidente da República conquistar a simpatia popular com vistas a sua reeleição.

- Certamente o instituto da reeleição é motivador de ações como essa, faz com que o governo extrapole os limites do bom senso em matéria de gastança publicitária, jáque o beneficiário da promoção oficial é o presidente da República, candidato a reeleição- disse.

Em aparte, Antero Paes de Barros (PSDB-MT), lembrou que os gastos da propaganda oficial do governo podem ser bem ainda mais elevados, uma vez que não foram consideradas as verbas de marketing despendidas pelas empresas estatais e pelas autarquias.



19/07/2006

Agência Senado


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