Gecopa divulga atualização da Matriz de Responsabilidade
Para informar a sociedade e os órgãos de controle sobre o andamento das obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014, o Grupo Executivo de acompanhamento das ações relativas à preparação e à realização da Copa (Gecopa) divulgou atualizações dos valores empenhados em intervenções de mobilidade urbana, aeroportos e portos.
As principais mudanças aconteceram nos valores das contrapartidas de estados e municípios. “A Matriz de Responsabilidade é um documento que precisa ser atualizado com os ajustes que são feitos enquanto a obra está em andamento. Isso é essencial para a transparência”, afirmou Alcino Reis, secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte.
Os dados foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (13) e repassados aos órgãos de controle. As mudanças aconteceram onde houve mudança de modal, como no caso de Cuiabá, que tinha duas obras de corredores BRT (Bus Rapid Transit) na Matriz de Responsabilidade (BRT Aeroporto/CPA e BRT Coxipó/Centro) que foram alteradas para um único projeto, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que liga Cuiabá à Várzea Grande.
Em outras situações, a mudança de modal levou a um valor menor da contrapartida, mas o financiamento feito com a Caixa Econômica Federal permaneceu inalterado. É o caso do Corredor Pedro II - Carlos Luz, em Belo Horizonte, que teve a redução de R$ 124,2 milhões no financiamento pela alteração de BRT para corredor exclusivo de ônibus. Reduções em contrapartidas aconteceram devido a ajustes de valores nos projetos.
Em Fortaleza, uma mudança no custo das desapropriações para a construção do VLT Parangaba/Mucuripe levou a um aumento no valor da obra de R$ 35,5 milhões, em relação ao que consta no 2º Balanço, divulgado em setembro.
Matriz de Responsabilidade
O documento, assinado em 13 de janeiro de 2010 pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, e por 11 prefeitos e 12 governadores, define as responsabilidades de cada ente federativo na preparação do evento nessas áreas.
A Matriz de Responsabilidades trata das áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, como aeroportos, portos, mobilidade urbana, estádios e hotelaria. O instrumento tem o objetivo de definir as responsabilidades de cada um dos signatários (União, estado, Distrito Federal ou município) para a execução das medidas conjuntas e projetos imprescindíveis para a realização da Copa de 2014, por meio das ações constantes do documento anexo e futuros termos Aditivos.
Fonte:
Ministério do Esporte
17/10/2011 16:02
Artigos Relacionados
Brasil divulga Matriz de Responsabilidade dos Jogos de 2016
Segurança será próximo tema da matriz de responsabilidade da Copa de 2014
Ipea divulga estudo sobre matriz de energia e perfil de consumo no País nesta terça
Lei de Responsabilidade Fiscal: Governo do Estado divulga dados de 2005
Lei de Responsabilidade Fiscal: Governo do Estado divulga dados de 2005
Prêmio de Responsabilidade Social divulga nome das 153 empresas inscritas