Geovani Borges comemora oficialização do Suas




O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comemorou a sanção, pela presidente da República, Dilma Rousseff, da lei que criou o Sistema Único de Assistência Social (Suas), na última semana. O sistema, que já existia na prática, foi institucionalizado com a lei, cujo projeto foi aprovado pelo Senado no início do mês de junho.

- O Suas foi criado em 2005, mas, a partir de agora, com a sua oficialização, ele ganha força e legitimidade - disse o senador.

O funcionamento, descentralizado, é inspirado no do Sistema Único de Saúde (SUS), em que União, Estados e Municípios dividem a responsabilidade pelo financiamento.

- Outra característica inspirada no SUS é a natureza gratuita e não-contributiva do Suas - explicou o senador, que considera a assistência social direito das famílias menos favorecidas e dever do Estado.

Geovani Borges diz que o Suas desfaz preconceitos do passado, quando a assistência social era vista como esmola. O sistema, segundo o senador, estimula a profissionalização da assistência social e a insere em um quadro amplo de luta contra a pobreza.

- Segundo a presidente [Dilma Rousseff], o Suas e o Brasil Sem Miséria serão irmãos gêmeos e terão papel fundamental na superação da extrema pobreza no país - concluiu.



11/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges comemora os 252 anos de fundação de Macapá (AP)

Geovani Borges comemora unificação do cadastro de usuários do SUS

Geovani Borges comemora implantação de Projeto Macapá Digital

Geovani Borges comemora aniversário da Universidade Federal do Amapá

Geovani Borges comemora inauguração de Casa do Migrante no Oiapoque