Geovani Borges comemora os 252 anos de fundação de Macapá (AP)



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comemorou, nesta quinta-feira (4), os 252 anos de fundação de Macapá, capital do Amapá. O parlamentar ressaltou um detalhe da capital, única no país em que os habitantes podem escolher entre circular pelo Hemisfério Sul ou Norte da Terra, pelo fato de esta situar-se na Linha do Equador.

- A maior vocação [de Macapá] é o comércio, por sua proximidade com a America Central, América do Norte e Europa. Outra vocação importante é o turismo com a Fortaleza de São José, o Teatro das Macabeiras e o Parque do Meio do Mundo - descreveu.

Geovani Borges lembrou que a cidade nasceu como um destacamento militar, em 1738, e foi denominada São José de Macapá pelo então rei de Espanha, Carlos V. Em 1758, foi alçada à condição de vila pelo governador do Maranhão e Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ocasião em que era um dos maiores centros do norte do país, com 500 habitantes. O parlamentar recordou que o Amapá tornou-se território em 1943 e, em 1988, com a nova Constituição federal, foi, finalmente, elevado à categoria de estado.

- Em 252 anos, a cidade cresceu e se desenvolveu sob as bênçãos do seu padroeiro São José ecom o esforço de cada pioneiro e seus descendentes e daqueles que a adotaram para viver - aplaudiu.



04/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges comemora implantação de Projeto Macapá Digital

Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges questiona obra da Infraero em Macapá

Geovani Borges apela por retomada de obras no aeroporto de Macapá

Geovani Borges elogia caminhada pela acessibilidade em Macapá

Geovani Borges diz que Infraero vai resolver problema da nova pista do aeroporto de Macapá