Geovani Borges critica pessimismo nacional e cita fatos para elevar a auto-estima
Dizendo-se "um nacionalista convicto" e "orgulhoso de ser brasileiro", o senador Geovani Borges (PMDB-AP) criticou em discurso o "pessimismo do brasileiro" e citou fatos que, a seu ver, "devem ser comemorados" e lembrados para melhorar a auto-estima nacional.
- Por que o brasileiro tem a mania de só ser nacionalista e patriota durante a Copa do Mundo? - perguntou.
Geovani Borges disse que não aceita, por exemplo, que nos "últimos tempos" estejam aparecendo "cabeças iluminadas do mundo" a dizer aos brasileiros o que devem fazer com a Amazônia, "como se estivessem tramando a sua internacionalização". Afirmou que a Amazônia é brasileira e que os brasileiros não estão oferecendo aos países ricos nenhuma "gestão compartilhada" da região.
O senador citou, entre os fatos que devem ser comemorados pelos brasileiros, a matrícula escolar de 97,3% das crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Ressaltou ainda que 70% dos brasileiros, "ricos e pobres", dedicam considerável parte do seu tempo a trabalhos voluntários e que o Brasil é hoje "a terceira maior democracia do mundo".
Na área econômica, lembrou que existem no país 14 fábricas de veículos e que o Brasil é o segundo mercado mundial de telefones celulares. Na telefonia fixa, disse que o país está na quinta posição. Mencionou que 6.890 empresas brasileiras têm hoje o certificado ISO 9000 de qualidade, o maior número entre os países em desenvolvimento - a Argentina tem 265 e o México 300, conforme informou.
- Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros do país é maior que o da Itália? Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta? Que nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? - perguntou.
Na área social, o senador Geovani Borges lembrou que o programa brasileiro de combate à Aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis é um sucesso estudado por outros países. Na política, ponderou que, "apesar das mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados". Citou ainda uma pesquisa que apontou os brasileiros "como os maiores amantes do mundo" e outra segundo a qual os brasileiros tomam banho todos os dias, "enquanto os europeus apresentam a média de uma vez por semana".
10/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
HC-SP auxilia transexuais a elevar auto-estima e enfrentar preconceito
REQUERIMENTO CITA OITO FATOS PARA INVESTIGAÇÃO
REQUERIMENTO CITA OITO FATOS PARA INVESTIGAÇÃO
Geovani Borges elogia 1º Festival Nacional do Teatro do Amapá
Geovani Borges diz que Janete Capiberibe agrediu o Congresso Nacional
Promovendo a melhoria da auto-estima