Geovani Borges elogia 1º Festival Nacional do Teatro do Amapá



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comemorou e elogiou a realização, na capital de seu estado, Macapá, do 1º Festival Nacional do Teatro do Amapá, entre 4 e 10 de maio. Segundo informou, o festival contou com 14 peças teatrais de grupos do Amapá, de São Paulo, de Pernambuco, do Amazonas, do Ceará, do Maranhão, do Pará e do Distrito Federal. Os espetáculos aconteceram também nas cidades de Santana e Laranjal do Jarí. Apenas em Macapá, informou o senador, mais de dez mil pessoas puderam assistir a peças teatrais.

- Oportunidade ímpar para reavaliar a produção existente e promover o intercâmbio entre grupos e artistas de teatro - avaliou.

De acordo com Geovani Borges, as peças apresentadas foram: "A herança maldita de Mercedita de La Cruz" (Amazonas); "A farsa do poder" (Pernambuco); "Dr. Qorpo Santo" (Ceará); "Ver de ver-o-peso" (Pará); "Cigano, o povo invisível" (São Paulo); "Quinze anos depois" (Maranhão); "O diário do maldito" (Distrito Federal); e, do Amapá, as peças "Alucinada noite de Artaud" (grupo teatral Boca de Cena); "Bar caboclo" e "Seu Pinto, uma filosofia de vida" (ambas do grupo teatral Língua de Trapo); "Açaigool" (grupo teatral Bando do Teatro); "Coroa de dálias" (Núcleo Cínicos Devaneios); "O virgem ninho real" (companhia Marco Zero); "Seu Portuga e a língua portuguesa" (grupo Bote Fé).

- O que se viu no Amapá foi o esforço de gente que tem coragem e acredita que o mundo pode melhorar por meio da cultura, que a aridez da vida pode florescer na fantasia, encenada em um palco onde todos são importantes, porque estão empenhados na tarefa de fazer o ator transformar a vida em lágrimas ou risos e a realidade, em sonho - disse Geovani Borges.

O senador acrescentou que o festival foi promovido pela Federação Amapaense de Teatro Amador (Fata) e pela Federação Amapaense de Teatro (FAT), com apoio do Ministério da Cultura, da Confederação Brasileira de Teatro, do governo estadual e da prefeitura de Macapá.



20/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges elogia eficiência da Justiça do Amapá

Geovani Borges elogia curso de educação fiscal na rede pública do Amapá

Geovani Borges elogia decisão da ministra do Planejamento sobre servidores do Amapá

Geovani Borges elogia criação de força-tarefa contra crime organizado no Amapá

Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges pede investimentos no Amapá