Geovani Borges manifesta preocupação com estado das escolas públicas
Em discurso nesta terça-feira (17) no Plenário, o senador Geovani Borges (PMDB-AP) manifestou preocupação com o estado das escolas públicas brasileiras. Segundo o senador, a condição precária das escolas termina desmotivando a aprendizagem dos alunos.
- Somos todos conhecedores das insuficiências que impedem o interesse dos alunos pelo ambiente escolar - declarou.
Portas quebradas, cadeiras sucateadas, paredes e banheiros sujos são apontados pelo senador como empecilhos para o estudante "se sentir feliz e orgulhoso da escola que frequenta". Para Geovani Borges, a motivação para a aprendizagem tornou-se um problema de ponta na educação. Ele lembrou que vários estudos apontam o uso de recompensas e o estabelecimento de metas de realização como fatores de estímulo para o aprendizado. O senador também disse que muitas mudanças ocorreram no mundo nos últimos anos e que elas não podem deixar de ser consideradas no âmbito da educação.
- Uma escola sem acesso a computadores e internet, sem áreas próprias de recreação infantil e sem espaço para esporte e atividades lúdicas desmotiva os alunos - disse o senador.
O parlamentar afirmou que a escola antes se preocupava somente com o aprendizado, mas hoje precisa levar o aluno a interpretar, selecionar e relacionar informações. Daí, a importância de as escolas serem bem estruturadas. Do contrário, "a missão torna-se quase impossível para os professores".
- Tenho esperança de que o apelo de alunos, pais e professores ganhe eco e a situação do ambiente escolar seja considerada - finalizou.
17/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geovani Borges manifesta apoio à Lei Seca
Geovani Borges volta a demonstrar preocupação com saúde no Amapá
César Borges manifesta preocupação com rodovias federais
César Borges manifesta preocupação com situação econômica da Bahia
Geovani Borges cobra transparência nas contas públicas do Amapá
Geovani Borges quer mais pré-escolas para população de baixa renda