Geovani Borges volta a demonstrar preocupação com saúde no Amapá




O senador Geovani Borges (PMDB-AP) afirmou nesta terça-feira (2) ter usado o tempo de recesso parlamentar para observar a saúde no Amapá. Segundo o senador, a situação em seu estado é desanimadora. Ele citou matérias da imprensa local que afirmam haver mais de 500 ações no Ministério Público do Amapá sobre o mau atendimento.

- Se 500 ações tramitam simultaneamente em uma corte, elas, na verdade, expressam ou representam um número infinitamente maior de descontentes - estimou.

O senador citou decisão recente da Justiça estadual que determinou o agendamento de exames oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes citados e o pagamento, pelo estado, dos exames não são oferecidos pelo sistema.Para ele, apesar de haver queixas sobre a excessiva "judicialização da saúde", os pacientes estão lutando por um direito fundamental.

- Quando o Judiciário precisa interferir e determinar ao estado que forneça um medicamento, um atendimento médico, é porque a coisa vai mal - lamentou.

Geovani Borges disse que, apesar do risco de o excesso de ações impedir o bom funcionamento da máquina estatal, o cidadão não tem outra opção, sob pena de perder a vida.



02/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges lamenta situação da educação e saúde no Amapá

Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges pede investimentos no Amapá

Geovani Borges elogia eficiência da Justiça do Amapá

Geovani Borges manifesta preocupação com estado das escolas públicas

Geovani Borges enaltece potencial turístico e preservação do Amapá