Geovani Borges pede atenção a crianças que mendigam nas ruas




O senador Geovani Borges (PMDP-AP) disse nesta terça-feira (19) que os pais ou responsáveis de pelo menos um quarto dos meninos e meninas que se encontram mendigando nas ruas de todo o país, recebem ajuda através de programas sociais como o Bolsa Família. O senador disse que é dever do Estado manter as crianças na escola e é dever de toda sociedade cobrar das famílias essa manutenção. Além disso, continuou, é dever de todos trabalhar para que essas famílias tenham consistência e solidez moral e afetiva para cuidar e vigiar suas crianças.

- Em se tratando de vidas humanas, erros dessa monta equivalem a um desastre que se abate sobre toda a sociedade, desdobrando-se nos números da violência, do analfabetismo, do vagar pelas ruas, de mãos estendidas, dependendo da caridade alheia, sujeita a humilhações e perversidades de toda sorte. Se o Estado segue dando o Bolsa Família e a sociedade segue dando esmolas, alguma coisa está em descompasso - afirmou.

Geovani Borges observou que é preciso fiscalizar, cobrar a contrapartida e, no mínimo, exigir a comprovação de frequência escolar dos contemplados pelo Bolsa Família. Reiterando que não compactua com as críticas de que o programa de transferência de renda tenha caráter meramente assistencialista, o senador salientou que jamais aceitará sem questionamento que os objetivos do programa sejam comprometidos por falta de controle.

- É do perambular pelas ruas que surgem todas as mazelas. Não existe criança saudável na mendicância. Não existe criança emocional e moralmente protegida pedindo esmola. Não existe criança progredindo fora dos bancos de escola - alertou.



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges lembra aniversário do Forte de São José e pede atenção aos monumentos históricos

Geovani Borges pede que famílias voluntárias à adoção não discriminem crianças

Geovani Borges pede mais ações para combater consumo de drogas entre crianças e jovens

Geovani Borges chama atenção para problema do analfabetismo funcional

Geovani Borges chama atenção para atrações turísticas do Amapá

Geovani Borges quer mais atenção para doenças mentais e comportamentais