Geovani Borges pede mais ações para combater consumo de drogas entre crianças e jovens




Em discurso nesta terça-feira (24), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) pediu mais ações públicas de combate ao consumo de drogas entre crianças e jovens. Ele destacou que muitos jovens acabam entrando no mundo do crime devido ao contato precoce com as drogas.

O senador afirmou que, de acordo com a pesquisa Perfil do Adolescente Infrator, realizada pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), 64% dos menores infratores confessam usar substâncias ilícitas.

- A relação droga e crime é mesmo de impressionar e deixa claro que nem o estado nem a família têm controle sobre esses jovens - opinou.

Geovani Borges lamentou que a maioria das cidades brasileiras não tem estrutura hospitalar com tratamento e acompanhamento psicológico e médico adequados para esses jovens.

Para o senador, uma das principais "vacinas" contra o crime é a educação, mas as instituições de ensino falham em manter o interesse de jovens em situação vulnerável, o que acaba aumentando a evasão escolar.

- Não é possível que não se consiga detectar as falhas do sistema e tentar traçar estratégias, seja tornando o ambiente escolar acolhedor e atraente, seja melhorando os meios de transporte entre residência e escola, seja orientando os pais, responsáveis e educadores sobre imposição de limites e sobre os malefícios do uso de drogas e bebidas alcoólicas - comentou Geovani Borges.



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges se diz preocupado com desemprego entre jovens

Geovani Borges registra estudo que aponta alto desemprego entre jovens de 18 a 20 anos

Geovani Borges pede atenção a crianças que mendigam nas ruas

Geovani Borges pede que famílias voluntárias à adoção não discriminem crianças

Geovani Borges critica planos de saúde e pede que governo interfira na 'guerra' entre operadoras e médicos

Geovani Borges pede apoio a proposta que inclui a Libras entre os meios legais de comunicação previstos na Constituição