Geovani Borges pede que eleitores participem de recadastramento biométrico para as eleições de 2010



Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) conclamou os moradores dos 50 municípios onde será testado o sistema de identificação dos eleitores pelas impressões digitais a se recadastrarem para as eleições deste ano, tendo em vista que o prazo determinado pela Justiça Eleitoral encerra-se no final de março.

Geovani Borges disse que muitos eleitores, "talvez por desconhecimento do processo ou por falta de estímulo diante de escândalos políticos", ainda não se submeteram ao recadastramento, mas ressaltou que a identificação pelo sistema biométrico praticamente elimina o risco de fraude no momento da votação. A expectativa da Justiça Eleitoral é estender o sistema a todos os municípios brasileiros em oito anos.

Geovani Borges dirigiu seu apelo aos eleitores do município de Ferreira Gomes, o único do Amapá a participar da experiência da Justiça Eleitoral. A cidade conta com pouco mais de quatro mil pessoas aptas a votar, mas até o presente momento pouco mais de dois eleitores tomaram a iniciativa de se recadastrar, disse o senador.

Na avaliação do senador, tamanha desmotivação talvez demonstre o próprio desencanto do eleitor com a realidade política do país. Segundo o senador, o Legislativo é a expressão da democracia e dele deve partir o estímulo para que os brasileiros não se afastem da política.

Geovani Borges explicou que os eleitores dos municípios selecionados que não fizerem o recadastramento biométrico não poderão participar das eleições, ficando ainda sujeitos ao cancelamento do título e a pagamento de multa. Para se recadastrar, bastam o título de eleitor e um comprovante de residência, afirmou o senador.



10/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Site de recadastramento biométrico traz facilidades ao eleitor

Recadastramento biométrico ultrapassa 64% da meta da Justiça Eleitoral

Geovani Borges pede política pesqueira para o Amapá

Eleitores do DF têm até 31 de março para recadastramento

Geovani Borges pede compreensão para ambulantes que vendem CDs piratas

Geovani Borges pede incentivo para médico trabalhar no interior