Site de recadastramento biométrico traz facilidades ao eleitor
O site do Recadastramento Biométrico foi criado para facilitar a consulta dos eleitores sobre dados da revisão eleitoral obrigatória para as cidades que participam da terceira etapa do processo. Todas as novidades sobre o recadastramento no País são atualizadas diariamente pelo TSE, com base em informações dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), permitindo o acompanhamento das metas e os atendimentos já realizados, tanto por Estado, quanto por município.
A meta do TSE é concluir o cadastramento em 2018, quando o País deverá ter 155 milhões de eleitores. A votação pelo sistema biométrico será ampliada nas eleições deste ano.
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível.
O uso de urnas biométricas começou em 2007 com 42 mil eleitores, sendo ampliado para 1,1 milhão nas eleições de 2010. O processo é genuinamente brasileiro, com hardware e software desenvolvidos pelo tribunal.
Referência mundial
O sistema eletrônico de votação adotado no Brasil é referência mundial. O eleitorado brasileiro abrange mais de 141,4 milhões de pessoas (dados de abril de 2013).
Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre esse sistema, o Tribunal Superior Eleitoral criou a página eletrônica em que cidadãos podem ter acesso a informações sobre urna eletrônica – história, pesquisas, segurança, etc. – e também sobre biometria – conceito, identificação, resoluções, etc.
Regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335/2011, o recadastramento biométrico é realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o País.
Agilidade na contagem de votos
O processo eleitoral brasileiro ainda é referência mundial em agilidade na contagem e divulgação dos votos. O destaque se deve à implantação das urnas eletrônicas e o consequente aumento da segurança em relação às fraudes. Para alcançar resultado tão significativo, foram necessários anos de estudo, trabalho e mudanças, como a atualização da legislação, o desenvolvimento da tecnologia, a conscientização dos eleitores e candidatos e a implantação de novos procedimentos administrativos.
Graças à votação totalmente informatizada, a rapidez na divulgação dos resultados é a marca das eleições brasileiras. Se no primeiro turno das eleições em 2010 os resultados sobre os candidatos eleitos e os que iriam para o segundo turno foram conhecidos antes da meia-noite do dia seguinte à votação, no segundo turno a apuração bateu recorde mundial. Às 20h04 (de Brasília), pouco mais de uma hora após o término da votação em todo o País, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, anunciou a vitória matemática de Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) na eleição para presidente da República.
Segundo o TSE, das 420 mil urnas eletrônicas usadas nas votações em 2010, apenas 2.244 tiveram que ser substituídas no primeiro turno, o equivalente a 0,56% do total, e 1.609 no segundo turno (ou 0,4%). No total, apenas nove seções no País, nos estados do Amazonas, Piauí, São Paulo (duas em cada turno), Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe, o voto teve que ser manual.
Para chegar a tal nível de excelência, o Brasil investiu em planejamento, engenharia de processos, tecnologia avançada e logística. Além disso, a constante avaliação e busca pela melhoria do sistema eleitoral como um todo tem sido prioridade, sempre valorizando a transparência da informação, como mostram os vídeos a seguir:
O que promete ser a inovação das próximas eleições é a utilização das urnas biométricas que, além de garantirem a segurança contra fraudes, identificarão cada um dos eleitores com perfeição, por meio da leitura das impressões digitais dos indivíduos.
Fonte:
10/01/2014 19:42
Artigos Relacionados
Recadastramento biométrico ultrapassa 64% da meta da Justiça Eleitoral
Geovani Borges pede que eleitores participem de recadastramento biométrico para as eleições de 2010
Eleitor pode imprimir requerimento de justificativa eleitoral pelo site do TSE
Comissão da Reforma Política traz novidades para eleitor
NOVO "SITE" TRAZ TUDO QUE ACONTECE NO SENADO
Site dos Correios traz dicas para campanhas e candidatos