Geovani Borges: recursos do Fundo Amazônia deve garantir economia de baixo carbono



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) defendeu nesta quarta-feira (24) que o Fundo Amazônia, criado em julho de 2008, seja utilizado para investimentos em infraestrutura e tecnologia, de modo a garantir uma economia de baixo carbono, que promova o desenvolvimento sustentável e a preservação da floresta.

Geovani Borges lembrou que o fundo recebe mais recursos à medida que consegue comprovar perante o Ministério do Meio Ambiente que o desmatamento diminuiu. Segundo informou, o fundo deverá receber recursos da Noruega de US$ 1 bilhão até 2015, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES), informou.

Para o parlamentar, as políticas de desenvolvimento econômico deverão levar em conta a nova configuração da região em seu processo de ocupação econômica e demográfica, cada vez mais urbanizada e industrializada, porém com sérios problemas ambientais. Essas mudanças podem ser verificadas, disse o senador, com a alteração na matriz de transporte, de fluvial para rodoviário, nas últimas três décadas.

- Na Amazônia Legal quase todo o transporte é feito por rodovias mal conservadas - disse, acrescentando que a região precisa investir mais em transporte hidroviário.

Geovani Borges entende que os governadores precisam do pagamento por serviços ambientais prestados pelos estados da Amazônia Legal, de modo a terem receita para investir em infraestrutura, ciência e tecnologia, além de capacitação da mão de obra e apoio à produção. Por todas as razões elencadas em seu pronunciamento, o parlamentar defende a utilização do Fundo da Amazônia para ações de preservação, redução do desmatamento e uso sustentável da floresta.



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys cobra investimentos dirigidos a uma economia de baixo carbono

Embrapa diz que agricultura será caminho para economia de baixo carbono

Brasília sedia fórum sobre economia de baixo carbono na indústria nacional

Comissão de Mudança Climática debate mecanismos para economia de baixo carbono

Geovani Borges aponta desmatamento em Unidades de Conservação da Amazônia

Geovani Borges elogia estudo do IBGE sobre a Amazônia Legal