Geração de energia elétrica cresce 5,9% em agosto, diz ONS



Números preliminares divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta quinta-feira (8) indicam que a carga de energia gerada no Brasil, em agosto, cresceu 5,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo técnicos do órgão, um dos motivos da elevação foi o aumento de temperatura registrado nesse período do ano no subsistema Sudeste-Centro-Oeste, que resultou em ampliação da carga de refrigeração.

Outro fator que influenciou a expansão da carga gerada foi a recuperação industrial apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a julho, a geração de energia no País subiu 3,8%, acumulando em 12 meses alta de 4% na comparação com igual período anterior.

Todas as regiões pesquisadas mostraram elevação da carga. Os subsistemas Sudeste-Centro-Oeste e Norte tiveram expansão de 6,1%, cada, em agosto, ante o mesmo mês de 2010. Nos subsistemas Sul e Nordeste o aumento atingiu 5,5% e 5,4%, respectivamente.

Na comparação de agosto de 2011 com o mês anterior, o subsistema Sudeste-Centro-Oeste teve aumento de 4,7% na carga de energia. Já nos últimos 12 meses encerrados em agosto, o subsistema Norte apresentou a maior expansão: 5,2%.


Fonte:
Agência Brasil



08/09/2011 16:44


Artigos Relacionados


Compensação por geração de energia elétrica atinge R$ 170,05 milhões em janeiro

Projeto estimula geração de energia elétrica em aterros sanitários

CI analisa projeto que incentiva uso de gás natural na geração de energia elétrica

Orçamento programa elevação da capacidade de geração de energia elétrica

Comissão de Agricultura debate geração de energia elétrica por usinas de pequeno porte

Crivella quer destinar lixo urbano para geração de energia elétrica