GERALDO CÂNDIDO: CRISE NA AGRICULTURA ATINGE SOMENTE PEQUENOS



Na avaliação do senador Geraldo Cândido (PT-RJ), o sistema agrícola brasileiro passa atualmente por uma grave crise, que atinge somente os pequenos produtores. Os grandes fazendeiros, empresários que se dedicam à exportação, empresas multinacionais e o complexo agro-industrial não estão enfrentando problemas, segundo o senador. As vítimas da crise vêm sendo, em sua opinião, aqueles agricultores que apostaram em um modelo de agricultura voltado para a alimentação boa e barata de todos os brasileiros.
Para fundamentar sua avaliação, o senador apresentou estudos realizados por intelectuais ligados à área, que revelam a real situação da agricultura no Brasil. Os estudos formam um relatório, composto por textos, análises e artigos, dividido em três capítulos.
Entre as teses contidas no documento, destaca-se a assinada pelo dirigente do Movimento dos Sem Terra, João Pedro Stédile, que critica o modelo de agricultura que vem sendo implantado no Brasil. Na opinião de Stédile, o governo adota um sistema semelhante ao praticado nos Estados Unidos o que, ao seu ver, privilegia as grandes fazendas e estimula a exportação, em detrimento da agricultura familiar de subsistência.
O documento também dedica um capítulo às propostas da esquerda para solucionar os problemas do setor, intitulado " Um projeto popular para a agricultura brasileira", no qual é defendida a implantação da reforma agrária, o desenvolvimento de uma agricultura voltada para o mercado interno, o estímulo ao aumento de empregos no meio rural e a garantia de acesso à educação básica aos que vivem no campo.

24/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Cândido: somente mobilização pode levar à CPI

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO

Sarney acusa a mídia e senadores de atribuírem a crise somente a ele

Geraldo Cândido homenageia as mulheres

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA PT NO SEU 20° ANIVSERSÁRIO

GERALDO CÂNDIDO PEDE RENÚNCIA