GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA PT NO SEU 20° ANIVSERSÁRIO
Lembrando que uma das primeiras palavras de ordem do PT, há vinte anos, era "um partido de peões, sem patrões", Geraldo Cândido enfatizou que, à época de sua fundação, o PT "mexeu com a cabeça de uma parcela significativa da esquerda que havia chegado do exílio e daqueles que resistiram e sobreviveram à ditadura."
- Todos tinham uma expectativa muito grande com relação à criação de uma organização política que representasse os anseios da maioria explorada. Naquela época, pensamos em criar um partido com uma forte tendência revolucionária. Um partido de massas de caráter socialista, mesmo com uma composição que envolvesse diversos setores políticos e sociais - acrescentou.
Cândido não concorda com os chamados "setores moderados" do PT, que, segundo ele, atuam exclusivamente numa lógica institucional, secundarizando a luta de massas. De acordo com o senador, a concepção desses setores é a de acreditar no processo eleitoral como única solução para a classe trabalhadora.
- É uma ilusão. Só a organização, conscientização e luta da classe trabalhadora, podem romper com a dominação da burguesia e questionar as mazelas do sistema capitalista - frisou.
10/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO
Geraldo Cândido homenageia as mulheres
Geraldo Cândido homenageia Zumbi no Dia da Consciência Negra
GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE GREGÓRIO BEZERRA
GERALDO CÂNDIDO PEDE RENÚNCIA
GERALDO CÂNDIDO DIZ QUE ESCRAVATURA NÃO ACABOU