GERALDO CÂNDIDO CRITICA MAU USO DAS PESQUISAS ELEITORAIS
- Eles só nos informam as meias verdades. E a meia verdade é muito pior do que uma mentira. Não explicam a metodologia da pesquisa. Se são estimuladas ou espontâneas, por exemplo, informação que por si só já forneceria um quadro mais próximo da realidade - denunciou o senador.
Geraldo Cândido disse que a divulgação dos métodos de pesquisa é fundamental pois, no processo eleitoral brasileiro, uma grande parcela da população só decide o voto na última hora. Por isso, acrescentou o senador, uma série de pesquisas apontando um resultado com altos níveis de distorção levaria o eleitor a votar no candidato que, de acordo com as pesquisas, vai ganhar.
- A vontade que deve prevalecer é a do eleitor e não a de poderosos grupos econômicos, que através da informação distorcida e da manipulação, tentam tirar a liberdade do voto livre e democrático, elemento primordial da construção da cidadania - criticou.
URNAS ELETRÔNICAS
No mesmo discurso, o senador Geraldo Cândido apontou o que considera como "fragilidade" do sistema de voto informatizado adotado pelo país. Ele reconheceu a eficiência e modernidade do voto eletrônico - praticado em 100% dos municípios brasileiros nas últimas eleições - mas disse que alguns episódios violentos pleito mostraram que o sistema não é tão imune à fraude.
- O sistema antigo, com a cédula tradicional, era realmente mais vulnerável. Mas apesar do que afirmam muitos políticos, o modelo atual não é tão garantido - reafirmou.
05/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
GERALDO CÂNDIDO CRITICA ATUAÇÃO DA POLÍCIA DO RIO
Geraldo Cândido critica autoritarismo de comandante da Marinha
GERALDO CÂNDIDO CRITICA POLÍTICA DE FHC PARA O SERVIDOR
Geraldo Cândido critica crescimento da violência no país
Geraldo Cândido critica o crescimento da terceirização de serviços no país
Geraldo Cândido critica as privatizações dos serviços de água e esgoto