Geraldo Cândido: sociedade deve ter mais acesso a informações sobre usina de Angra



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) defendeu nesta quinta-feira (11), em Plenário, mais acesso da população a informações sobre a usina nuclear de Angra dos Reis e a criação de um conselho do qual faça parte a sociedade civil e a direção da usina. O senador lembrou que um acidente na usina, ocorrido em maio, só tornou-se público quatro meses depois. A usina nuclear, frisou Cândido, põe em risco direto os 100 mil habitantes de Angra dos Reis.

Cândido criticou o fato de a responsabilidade do acidente ocorrido em maio ter "sido empurrada para um trabalhador que estava trabalhando há mais de 14 horas". Segundo o senador, a usina está perdendo técnicos para o mercado, não realiza concurso para novas contratações, nem paga cursos de atualização para os funcionários. Ele acrescentou que no início deste mês ocorreu um novo acidente na usina.

O senador pediu ainda que o Congresso Nacional se posicione sobre a possibilidade de construção de uma terceira usina nuclear no país e de um submarino nuclear, ressaltando que "é preciso saber qual o custo social disso".

DOCAS

O senador pediu a atenção do ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, para a situação da Companhia Docas do Rio de Janeiro. De acordo com documento do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários dos Portos do Estado do Rio de Janeiro, lido por Geraldo Cândido em Plenário, após a privatização do setor, criou-se um sério desequilíbrio econômico na companhia. A Docas do Rio não está pagando em dia suas dívidas e deixou os aposentados há sete meses sem pagamento e sem plano de saúde.

Entre as irregularidades denunciadas no documento, estão a venda de uma área destinada à expansão do porto de Angra dos Reis para a prefeitura, e que foi repassada imediatamente a grupo privado; o contrato de terminal de trigo do Armazém 22, realizado sem licitação, e o leasing de contêineres em acordo lesivo aos interesses da companhia. Cândido pediu que o ministro determine a apuração das denúncias, afastando pessoas envolvidas e saneando a empresa.

11/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Cândido quer informações sobre vazamento em Angra I

Cândido quer informações sobre usina de Itacoara

Cronograma das obras da usina Angra 3 prevê mais 4,8 mil contratações até 2013

GERALDO CÂNDIDO COBRA INFORMAÇÕES DE PIMENTA DA VEIGA

Geraldo Cândido quer mais fiscalização nas urnas eletrônicas

GERALDO CÂNDIDO PEDE MAIS RECURSOS PARA ÁREA SOCIAL