GERALDO MELO PROPÕE QUE GOVERNO INTERVENHA EM TERRAS COM QUEIMADA



O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) defendeu hoje (dia 20) o direito de o governo federal intervir em propriedade privada na qual esteja ocorrendo queimadas. Para ele, depois de ter detectado, por satélites, alguma agressão ao meio ambiente, o poder público deveria autuar o proprietário da terra para queesse recupere cientificamente o terreno. Não sendo atendido, o próprio governo realizaria essa operação e cobraria pelo serviço.

De acordo com Geraldo Melo, a idéia surgiu quando visitou a Califórnia, como governador do Rio Grande do Norte, para conhecer a experiência desse estado americano no combate a uma praga que atacava as lavouras de algodão. Conforme explicou, a solução encontrada foi erradicar o algodoeiro depois da colheita, a fim de não possibilitar a hospedagem do inseto causador da praga.

- A prática dependia da participação de todos os produtores. Se um deles não erradicasse a sua plantação de algodão, o governo federal fazia esse serviço e mostrava a conta ao proprietário - afirmou.

O senador considerou "hipócrita" a preocupação dos países do Primeiro Mundo com as queimadas na Amazônia, pois, segundo ele, 95% das agressões ao meio ambiente no planeta são cometidas por esses países. Geraldo Melo citou o exemplo da Holanda, onde, um terço do seu território foi conquistado ao mar.

- O que foi feito das florestas e dos recursos naturais nos países desenvolvidos? - questionou.

Em aparte, a senadora Marina Silva (PT-AC) lembrou que há três tipos de queimadas na Amazônia: a feita por pequenos agricultores para subsistência, a cometida por proprietários de fazendas no sentido de melhorar o solo para a agricultura, e a realizada por criadores de pecuária extensiva, essa a seu ver a mais danosa.

Já o senador Edison Lobão (PFL-MA) considerou "excelente" a proposta de Geraldo Melo e destacou que ela não exigirá custos ao governo federal. E o senador Coutinho Jorge (PSDB-PA) apontou que um dos maiores equívocos em relação à Amazônia foi a falta de um zoneamento ecólogico-ecônomico da região o que, a seu ver, diminuiria bastante a devastação da floresta.



20/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


TRT-SP: GERALDO MELO PROPÕE INVESTIGAÇÃO SEM CONDENAÇÕES PRÉVIAS

GERALDO MELO PROPÕE REDUÇÃO DE TARIFA ELÉTRICA PARA IRRIGAÇÃO

GERALDO MELO PROPÕE REDUÇÃO DE TARIFA ELÉTRICA PARA IRRIGAÇÃO

GERALDO MELO PROPÕE REDUÇÃO DE TARIFA ELÉTRICA PARA IRRIGAÇÃO

GERALDO MELO PROPÕE REDUÇÃO DE TARIFA ELÉTRICA PARA IRRIGAÇÃO

Geraldo Melo propõe nova regra de pagamento de contribuições sociais por prefeituras e governos