Geraldo Melo quer rápida aprovação de energia mais barata para carentes



O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) quer agilizar a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que institui uma taxa mensal de energia elétrica de R$ 2,00 para consumidores de baixa renda. A matéria, de sua autoria, já foi aprovada pelo Senado, mas sua tramitação na Câmara foi considerada -demorada- pelo senador. Geraldo Melo informou estar trabalhando junto com deputado Laíre Rosado (PMDB-RN) para garantir rapidez em sua votação.

Segundo o senador, o deputado pediu para ser relator da proposta na Câmara e prometeu entregar seu parecer no menor prazo possível. O projeto de Geraldo Melo é uma reedição do Programa Pau Amarelo, implantado durante o período em que governou o Rio Grande do Norte (1987 a 1991). O processo de privatização da empresa de energia daquele estado, contudo, não previu a continuidade da iniciativa.

A implantação do programa no Estado, segundo seu criador, fez com que a energia se tornasse -uma necessidade de cada dia e, em muitos casos, uma possibilidade de ganho de renda-. Geraldo Melo deu o exemplo de uma pessoa que, tendo energia elétrica em casa, pode comprar uma geladeira usada para fazer picolé caseiro e complementar a receita familiar com a venda desse produto.

A aprovação do projeto, de acordo com o representante potiguar no Senado, será um grande passo. Geraldo Melo conta que uma de suas preocupações durante o período em que governou o Rio Grande do Norte foi a falta de energia para a população de baixa renda:

- No meu governo, encontrei uma grande quantidade de pessoas pobres que morava em rua com energia, mas que não tinha dinheiro para levar essa energia até suas casas.



18/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Melo pede a deputados aprovação de tarifa social de energia

Geraldo Melo quer preço menor para energia destinada à agricultura irrigada

Geraldo Melo quer resgatar a tarifa social de energia

GERALDO MELO SUGERE TARIFA DE ENERGIA ESPECIAL PARA BAIXA RENDA

GERALDO MELO FALA À TV SENADO SOBRE TARIFA ESPECIAL DE ENERGIA PARA IRRIGAÇÃO

Com construção mais rápida e barata, monotrilho agiliza ampliação de transportes sobre trilhos