GERALDO MELO SUGERE CRIAÇÃO DE "MOEDA VERDE" PARA EXPORTAÇÃO



O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) sugeriu hoje (dia 1º), a partir da experiência de inúmeros países europeus, a adoção de uma moeda cambial específica para os produtos exportados, a green currency, que tem um valor de troca em relação às outras moedas do mercado.

Conforme o senador, num momento em que "há uma possibilidade concreta de criação de mecanismos em favor das exportações", é preciso que "alguém reflita na alternativa de fazer algo parecido com as green currencies adotadas pela comunidade européia"..

A "moeda verde" foi, segundo o senador, o mecanismo utilizado por aqueles países para garantir a continuidade da sua produção agrícola, "não representando nenhuma volta a um protecionismo primitivo". Entre os países que têm suas green currencies, Melo citou a Bélgica/Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Dinamarca, França, Itália, Irlanda, Grécia, Espanha, Portugal, Suécia, Áustria e Finlândia.

No momento atual da política brasileira de estabilização econômica, afirmou, há um consenso entre os economistas de todas as correntes do espectro ideológico de que é preciso adotar mecanismos capazes de estimular as exportações, pois a segurança de economias que se encontram vulneráveis frente à globalização do sistema financeiro "consiste em termos um estoque alto de reservas cambiais".

Para garantir esse objetivo, Geraldo Melo disse que o incentivo às exportações não precisa ser feito exclusivamente através das clássicas mudanças no câmbio, que poderiam ter o efeito indesejável de sugerir à população uma volta ao processo inflacionário.

- À diferença dos países europeus, não precisamos de mecanismos compensatórios apenas para o setor agrícola, mas para retribuir cada unidade de divisa que venha a ser gerada pelas exportações - frisou.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MT) concordou que não é necessário mexer na taxa de câmbio para garantir incentivos às exportações, particularmente as de produtos agrícolas.



01/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


GERALDO MELO É CONTRA O IMPOSTO VERDE

GERALDO MELO SUGERE REGIME TARIFÁRIO ESPECIAL PARA AGRICULTURA IRRIGADA

GERALDO MELO SUGERE TARIFA DE ENERGIA ESPECIAL PARA BAIXA RENDA

Cota de Reserva Ambiental poderá ser 'moeda verde' negociada entre proprietários para garantir preservação e recuperação

Geraldo Melo diz que expressão não é necessária para identificar a lei

PARA GERALDO MELO, VINDA DE PIMENTA FOI HOMENAGEM AO CONGRESSO