Geraldo Mesquita critica "predadores do país"



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) defendeu o governo nesta sexta-feira (21) das críticas de que seria uma continuidade do governo anterior, devido à gestão ortodoxa da economia, com base em aumentos na taxa de juros e nos superávits fiscais.

- Estamos vendo a ação de oportunistas, que querem semear uma crise artificial. O governo tem pouco mais de 50 dias e recebeu uma herança perversa, cruel, legada pelos predadores do país - disse Mesquita Júnior.

O discurso do senador acreano gerou um debate com o ex-líder do governo Fernando Henrique Cardoso, senador Romero Jucá (PSDB-RR), que acusou o PT de ter sido irresponsável quando era oposição. -Poderíamos ter uma Previdência Social reformada há bastante tempo, não fosse a oposição irresponsável e intransigente do PT-, afirmou.

Em outro aparte, em defesa de Mesquita Júnior, o senador Sibá Machado (PT-AC) lembrou a Jucá que o PT não pode ser responsabilizado pela crise legada pelo governo anterior, porque tinha apenas cerca de 10% dos votos na composição anterior do Congresso Nacional. -Havia o rolo compressor do governo, que aprovava o que bem entendia-, disse o senador acreano.

Geraldo Mesquita Júnior retomou a palavra e disse que considera uma -injustiça- classificar o PSDB como um partido -indeciso, em cima do muro-. -Os tucanos desceram do muro há muito tempo. Estão há pelo menos oito anos ao lado do capital selvagem, dos predadores do país-, acusou.

Outro aparteante, o senador João Capiberibe (PSB-AP), disse que acredita no sucesso do governo Lula, que ele considera um somatório de lutas de mais de 20 anos, da qual ele próprio foi parte. -Eu fiz minha parte desde 1989, na primeira candidatura Lula, e no saneamento do meu estado, cercado de uma oposição moldada ainda pela guerra fria-, disse Capiberibe.



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Geraldo Mesquita critica lei que regulamenta uso de florestas

Geraldo Mesquita critica negligência no repasse de recursos para pesquisa na Amazônia

Geraldo Mesquita Júnior critica o governo por não liberar recursos de emendas ao orçamento

Geraldo Cândido critica crescimento da violência no país

Geraldo Cândido critica o crescimento da terceirização de serviços no país