Geraldo Mesquita defende melhores salários para segurança pública



Ao discursar na sessão plenária desta sexta-feira (03), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) reivindicou a imediata aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/08, que prevê a equiparação da remuneração de policiais militares e bombeiros de todos os estados ao soldo dos policiais militares do Distrito Federal. A matéria tramita na Câmara dos Deputados.

- Essa medida não resolve a questão da segurança pública no país, pois, além de uma remuneração decente, a polícia militar e o corpo de bombeiros precisam de treinamento permanente e equipamentos modernos. Mas representará um bom começo - garantiu.

Para Geraldo Mesquita, essa equiparação terá, no setor da segurança pública, o mesmo efeito da aprovação do piso nacional para professores do ensino público, que dará à categoria melhores condições de trabalho e de vida. Ele afirmou que um policial merece uma vida digna, ainda que simples. Para o senador, é inaceitável a situação do Rio de Janeiro, onde, em função de baixos salários, os policiais precisam morar em favela, sendo obrigados a tirar a farda antes de ir para a casa.

No Acre, observou, a situação da segurança pública é calamitosa, há denúncias de que 20% da população estão envolvidas em atividades ilícitas "ou criminosas mesmo". Ele defendeu, ainda, a possibilidade de os setores da educação, saúde e segurança pública serem federalizados, sistema que começaria pela equalização do nível salarial.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) também aprovou a idéia de equiparação aos ganhos do DF, dizendo que um policial com salário irrisório não tem estímulo para fazer bem seu trabalho. Também em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou que no Brasil se comemore a construção de presídios, quando se deveria comemorar a implosão de cadeias, por serem desnecessárias. Seria muito melhor construir pontes ao invés de presídios, disse.



03/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Zambiasi defende salários mais altos para os profissionais da segurança pública

Geraldo Mesquita pede plano de cargos e salários para servidores administrativos da Polícia Federal

Mão Santa defende melhores salários para professores

Rollemberg defende melhores salários para professores universitários

Geovani Borges defende melhores salários para os médicos

Augusto Botelho defende melhores salários para professores