Geraldo Mesquita Júnior anuncia realização de relatório sobre direitos humanos no Mercosul



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) relatou, nesta segunda-feira (21/12), sua participação, em Montevidéu, no Uruguai, no início dos trabalhos da Comissão de Direitos Humanos do Mercosul, que prepara um relatório anual sobre o tema. Segundo informou, esse é o segundo diagnóstico sobre a situação dos direitos humanos na América Latina feito no âmbito do Mercosul. O documento será publicado em 2010.

Mesquita Júnior, que foi relator do primeiro estudo sobre direitos humanos do Mercosul, publicado em 2009, ressaltou a importância das informações contidas no relatório, que colhidas por meio de entidades de vários países latinos, por organizações-não-governamentais (ONGs) e diversas outras fontes.

Venezuela

Mesquita Júnior lembrou que, durante, sua estada em Montevidéu,semana passada, o Senado Federal aprovou o ingresso da Venezuela no Mercosul. Considerou o fato positivo, observando que sempre defendeu essa tese, uma vez que entende ser pequeno o número de países no bloco continental, salientando ainda que o aumento do número de países só fortalece a América Latina.

- Estou à disposição do desenvolvimento do Mercosul, que está muito modorrento. O mais importante é a integração econômica, social e cultural da América Latina. No momento o Mercosul é apenas um acordo aduaneiro. Precisa de uma sacudida - concluiu. 



21/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita Júnior é contrário à realização de prova de proficiência por conselhos profissionais

Mesquita Júnior critica política externa brasileira de direitos humanos

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Mesquita Júnior anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Parlamento do Mercosul

Em protesto, Geraldo Mesquita anuncia renúncia à presidência da representação brasileira no Mercosul

Geraldo Mesquita Júnior vai relatar sindicância sobre grampos