Geraldo Mesquita Júnior quer acabar com publicidade de bebidas alcoólicas no rádio e na TV



Em comunicação inadiável, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) pediu o apoio dos senadores para a aprovação de projeto de lei de sua autoria (PLS 182/03) que proíbe a publicidade de bebidas alcoólicas na televisão e no rádio. Ele afirmou que irá apresentar requerimento de urgência para que a matéria seja votada em Plenário.

O senador disse que só vai se calar no dia que esse projeto, "ou os outros vinte que tramitam tratando mais ou menos da mesma coisa", for votado. O parlamentar qualificou de insensatez e estupidez a omissão do Senado Federal em relação ao assunto.

- A indústria cervejeira ri da nossa cara e não tem o pejo em dizer abertamente que faz um lobby pesadíssimo em cima desse Congresso Nacional - afirmou o senador.

Mesquita Júnior lembrou que o Congresso já decidiu proibir a propaganda de cigarros na TV e no rádio.

- E, agora, nos agachamos, sob pressão da indústria cervejeira, sob um lobby fortíssimo dessa indústria - afirmou, acrescentando que o Congresso terá de ter a mesma atitude "porque a vítima tem sido a juventude".

O senador enfatizou que o governo gasta em tratamentos hospitalares gerados por acidentes nos quais o condutor ingeriu bebida o triplo do que recebe na tributação de alcoólicos. O parlamentar criticou o poder público por permitir que emissoras de rádio e TV, que exploram concessões públicas, exibam publicidade de bebidas. Afirmou que os senadores, enquanto não votarem o projeto, estarão sendo cúmplices da indústria cervejeira, das agências de publicidade e das emissoras de rádio e TV.

Mesquita Júnior disse não ser moralista, mas contrário à propaganda de bebidas, que influencia principalmente a juventude. Citou artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo segundo o qual os jovens "formam o público alvo de uma indústria perversa: a de bebidas alcoólicas, que confunde propositalmente liberdade de expressão com permissividade, a fim de criar novos consumidores".



28/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior: 'lobby' impede Senado de proibir propagandas de bebidas alcoólicas em rádio e TV

Mesquita Júnior quer que Senado proíba a propaganda de bebidas

Publicidade de bebidas alcoólicas é debatida em audiência pública

Audiência pública debaterá publicidade e venda de bebidas alcoólicas

HELOÍSA HELENA DEFENDE PROIBIÇÃO DA PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

CCJ VOTA PROJETO QUE LIMITA PUBLICIDADE DE TABACO E BEBIDAS ALCOÓLICAS