Gerenciamento de resíduos sólidos é tema de pesquisa no Amazonas



Pesquisadores do Instituto Mamirauá estão realizado pesquisas em Tefé, no estado do Amazonas, sobre o gerenciamento de resíduos e sistema de coleta seletiva. A pesquisa mostra que além de causar impacto ambiental, estes resíduos deixam de gerar renda, pois poderiam ser processados e vendidos por cooperativas.

A ideia principal do trabalho é fazer uma análise sobre a gestão dos resíduos sólidos no local e avaliar o que a gestão do município tem feito com os resíduos que são gerados na cidade, tanto o resíduo doméstico quanto o comercial.

Além disso, a pesquisa deverá analisar os aspectos envolvidos no gerenciamento, descrever os métodos empregados em cada uma das etapas e caracterizar a infraestrutura responsável pelo recebimento de resíduos sólidos de Tefé.

Coleta Seletiva

O Brasil produz diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo, grande parte depositada de forma inadequada em lixões. Segundo estudos, realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ainda existem no Brasil cerca de 2.906 lixões, distribuídos em 2.810 municípios, dois quais apenas 18% possuem programas oficiais de coleta seletiva.

Trabalham no Brasil cerca de um milhão de catadores, de acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Eles vivem do trabalho de coleta, triagem e comercialização dos recicláveis. Grande parte da categoria trabalha em condições extremamente precárias, onde estão submetidos a diversos riscos de contaminação, incêndio e acidentes. Por esses e outros fatores, o objetivo é acabar com esse tipo de serviço.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



04/10/2013 11:38


Artigos Relacionados


Plano de gerenciamento dos resíduos sólidos será apresentado em junho

Prorrogados os trabalhos da Subcomissão sobre o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos

Subcomissão sobre Gerenciamento de Resíduos sólidos vota requerimentos

Subcomissão sobre gerenciamento de resíduos sólidos define próximas atividades

Subcomissão sobre gerenciamento de resíduos sólidos será instalada na próxima reunião da CMA

Meio Ambiente: Gestão de Resíduos Sólidos é tema de seminário