Gestores de regimes de previdência deverão comprovar elaboração da política de investimentos



O Ministério da Previdência Social publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26) portaria sobre as aplicações dos recursos financeiros dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. As regras de aplicação dos recursos permanecem regidas por resolução do Conselho Monetário Nacional.

Pela nova norma, os responsáveis pela gestão dos RPPS cujos recursos sejam de valores iguais ou superiores a R$ 5 milhões deverão comprovar a elaboração da política anual de investimentos mediante a elaboração do Demonstrativo da Política de Investimentos (DPIN). O DPIN será enviado à Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS) por meio eletrônico e deverá ficar disponível por 10 anos.

Os responsáveis pela gestão dos recursos deverão ter sido aprovados em exame de certificação organizado por entidade autônoma de reconhecida capacidade técnica e difusão no mercado brasileiro de capitais, além de ter experiência comprovada em economia e finanças, Sistema Financeira Nacional, instituições e intermediários financeiros, fundos de investimentos, mercados de capitais, financeiros e de derivativos.


Fonte:
Ministério da Previdência Social



26/08/2011 20:22


Artigos Relacionados


Companhias aéreas deverão comprovar que reduziram taxas de remarcação e cancelamento

SENADO APROVA REQUERIMENTOS SOBRE REGIMES DE PREVIDÊNCIA

Previdência divulga novo aplicativo para o envio do Demonstrativo da Política de Investimentos

Seminários irão auxiliar gestores municipais na elaboração de planos de saneamento

Informe traz artigo sobre equilíbrio de regimes de previdência de servidores

Leonardo Rolim assume a presidência do conselho de dirigentes dos regimes de previdência