GILBERTO QUER AÇÃO EFETIVA DA UNIÃO PARA TRANSPORTES DO AMAZONAS



O senador Gilberto Miranda (PFL-AM) defendeu a necessidade de o governo federal atuar mais efetivamente no setor de transportes no Amazonas, de modo a manter as metas propostas para as rodovias e implementar uma política equilibrada nas hidrovias. "Sem essas medidas, não poderá haver o tão propalado desenvolvimento sustentado", disse.

- O estado tem tudo para possuir hidrovias bem organizadas. A Bacia Hidrográfica da Amazônia detém um quinto das águas do mundo, o que torna as hidrovias a vocação natural para os transportes na região. No entanto, não tem sido natural a adoção desse caminho - afirmou.

Segundo avaliou, além de não haver "uma mentalidade hidroviária", existe carência de infra-estrutura portuária e excessiva burocracia nas entidades gestoras de recursos.

Gilberto Miranda reforçou a importância de boas hidrovias para transporteda produção de Manaus dos estados da região. Segundo ele, a Hidrovia do Madeira, que deverá ser concluída em dezembro de 1998, servirá para escoar os grãos produzidos em Mato Grosso, Acre, Rondônia e Amazonas, a preços 30% mais baratos que os do transporte rodoviário.

O senador enfatizou a importância do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) que congrega Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. Segundo o senador, já existem projetos visando obter o apoio e a colaboração dos países-membros para a realização dos estudos necessários ao desenvolvimento dos transportes na região.

Outra preocupação do senador refere-se à situação precária dasrodovias do estado, que, além de insuficientes, não estão pavimentadas, prejudicando o transporte de carga pesada. Gilberto Miranda lembrou que o sistema rodoviário é fundamental para a criação de novos pólos de desenvolvimento e para viabilizar o acesso a terras agricultáveis, o que favorece a exploração dos recursos da região.



21/11/1997

Agência Senado


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