Gilvam Borges pede prioridade para a reforma política



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) fez um apelo em Plenário, na quarta-feira (4), para que os líderes partidários no Congresso Nacional coloquem imediatamente em pauta o tema da reforma política. O senador considerou a reestruturação do sistema político como a mais importante tarefa a ser realizada pelos parlamentares para permitir o crescimento econômico do país.

- A reforma política é a reforma das reformas. É claro que a reforma tributária é fundamental, assim como a reforma da Previdência e outras reformas são decisivas na vida sócio-econômica do país, mas a reforma política precisa vir à pauta novamente - disse.

Referindo-se a pronunciamento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), Gilvam Borges disse que o atual desinteresse das novas gerações pela política, tema do discurso do colega, é devido a uma reorganização da sociedade mundial em novos parâmetros de comportamento. Como exemplo de mudanças ocorridas no cenário atual, Gilvam Borges citou o novo papel de intérpretes dos anseios sociais desempenhado por jornalistas em todo o mundo.

Municípios

No mesmo pronunciamento, Gilvam Borges defendeu ainda, concordando com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), o aumento da participação dos municípios no Fundo de Participação do Municípios em um ponto percentual.

Em aparte, Arthur Virgílio (PSDB-AM) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Gilvam Borges. Rosalba Ciarlini agradeceu a Gilvam Borges pelo apoio aos municípios.



04/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges reitera que reforma política será prioridade do PMDB

Gilvam Borges cobra realização da reforma política

Gilvam Borges cobra urgência na aprovação da reforma política

Gilvam Borges dá sugestões para reforma tributária eficaz

Gilvam Borges anuncia emendas para reforma de escolas no Amapá

GILVAM BORGES PEDE RELATOR PARA SEU PROJETO SOBRE EUTANÁSIA