Gilvam Borges registra despedida de desembargador do STJ




O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) registrou nesta segunda-feira (29) a sessão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizada na última quinta-feira (25), que marcou a despedida do desembargador convocado Honildo Amaral de Mello Castro. A sessão foi a última da qual o magistrado participou, em razão de sua aposentadoria compulsória, por completar 70 anos de idade nesta terça.

- Apesar de curta passagem como ministro convocado, cargo que assumiu em junho de 2009, a passagem de Mello de Castro no STJ foi significativa. Em dezessetemeses, o desembargador resolveu mais de 24 mil casos. Ao se despedir, Honildo de Mello Castro destacou a sensação de dever cumprido diante dos jurisdicionados e de sua consciência - relatou o senador.

Gilvam disse que o ministro Honildo, que serviu também como desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, deu uma contribuição efetiva para a instalação do Poder Judiciário daquele estado. 

Elogios por ação no Rio 

O senador também elogiou o presidente Lula, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pela operação policial-militar contra o tráfico de drogas e de armas. "Sem dúvida, em 2014, com a chegada da Copa, o Brasil precisa, com urgência e com celeridade, de se organizar para garantir a segurança de milhares de estrangeiros", alertou.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em aparte, que quando há o desejo de agir, as coisas acontecem. Ele lembrou que há décadas se tenta fazer uma ação conjunta como a que foi feita no Rio de Janeiro, mas não havia o compromisso de resolver a questão. Mozarildo defendeu que a ação se desdobre e chegue às fronteiras, por onde passam as drogas e as armas dos traficantes.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que o governador do Rio de Janeiro vai manter a luta iniciada contra o crime. O senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse que o Rio de Janeiro precisa da solidariedade de todos os estados.



29/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


GILVAM BORGES REGISTRA CAMINHADA PELO ECOTURISMO

Gilvam Borges registra a liberação de recursos para o Amapá

Gilvam Borges registra repasses federais para obras no Amapá e homenageia candidatos do estado nas eleições municipais

Geovani Borges assume mandato de Gilvam Borges

Demóstenes registra entrevista com o desembargador goiano José Lenar

Gilvam Borges diz que prova da OAB é uma "excrescência"