Gilvam homenageia 76 anos de José Sarney
O senador Gilvam Borges (PMDB) fez nesta segunda-feira (24) pronunciamento em homenagem ao senador José Sarney (PMDB-AP), que está completando 76 anos. O parlamentar amapaense lembrou "a grande importância de José Sarney para o Amapá e o Brasil", observando que ele foi presidente da república, de 1985 a 1989, e presidente do Senado por dois períodos (de 1995 a1997 e de 2003 a 2005).
Como presidente da República, Sarney conduziu com habilidade e firmeza a transição do regime militar para a democracia, no entender de Gilvam Borges. Isso poderia ser demonstrado pela legalização de partidos políticos de esquerda, ampliação das liberdades sindicais e a criação de um ambiente favorável à promulgação da atual Constituição, que o senador peemedebista credita como uma realização de Ulysses Guimarães.
- As virtudes da paciência, tolerância e visão humanista foram fundamentais para que o Brasil enterrasse no baú da história o período autoritário da ditadura militar - afirmou o representante do Estado do Amapá, que recebeu o apoio dos senadores João Alberto Souza (PMDB-MA), Mão Santa (PMDB-PI), Edison Lobão (PFL-MA) e Álvaro Dias (PSDB-PR).
Ao encerrar seu mandato presidencial, Sarney elegeu-se e reelegeu-se senador pelo Amapá - ele que iniciou a carreira política no Maranhão, sua terra natal, da qual foi governador. Como senador, Sarney foi responsável por aproximar o parlamento da população, com a criação da TV Senado, além de lutar pelos direitos das minorias, como no caso do projeto pioneiro que estabeleceu cotas para negros nas universidades e no serviço público. O Amapá, especificamente, obteve conquistas importantes como a criação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana.
24/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam Borges homenageia José Sarney, que aniversaria no sábado
GILVAM BORGES DESTACA OS 70 ANOS DE JOSÉ SARNEY
Gilvam Borges homenageia Sarney por aniversário
Gilvam Borges homenageia Sarney pelo aniversário
GILVAM BORGES HOMENAGEIA SARNEY PELO SEU ANIVERSÁRIO
Gilvam presta homenagem ao 71º aniversário de José Sarney