Gilvam presta homenagem ao 71º aniversário de José Sarney
Segundo o senador, Sarney destacou-se como estadista quando impulsionou a criação do Mercosul, demonstrando grande visão histórica. Enquanto presidente da República, acrescentou, Sarney se colocou ombro a ombro com personalidades como o então presidente da França, François Mitterrand, e o primeiro-ministro da Alemanha, Helmut Kohl, criadores da União Européia.
Como escritor, Sarney é lido e traduzido em diversas línguas, desfrutando de prestígio nas Américas e Europa. A consagração como autor veio com a conquista de um assento na Academia Brasileira de Letras, na avaliação do parlamentar.
Ao comentar a atuação de José Sarney enquanto presidente do Senado, Gilvam disse que ele soube preservar a independência do Congresso Nacional e do Poder Legislativo que presidia, concretizando o preceito constitucional de harmonia entre os poderes.
- Alguns homens públicos deixam seu nome gravado no livro da história de um país pelo simples fato de constarem nos anais da nação. Outros, contudo, deixam sua marca por serem agentes dessa história, redatores que foram ou são das páginas do livro do seu tempo - disse.
04/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam presta homenagem às populações indígenas
JOSÉ JORGE PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ ERMÍRIO DE MORAES
Gilvam Borges homenageia Sarney por aniversário
Paulo Paim presta homenagem à Rádio Senado pelo 7º aniversário
Gilvam Borges homenageia Sarney pelo aniversário
GILVAM BORGES HOMENAGEIA SARNEY PELO SEU ANIVERSÁRIO