GILVAM BORGES DESTACA OS 70 ANOS DE JOSÉ SARNEY
- Não é todo dia que a Nação pode celebrar a vida de alguém que, em tudo e por tudo, ilustra e enobrece a vida pública brasileira, exprime e reflete a vitalidade da cultura nacional, sendo para todos modelo de fidalguia, serenidade e firmeza - afirmou Gilvam Borges.
Na opinião de Gilvam Borges, um dos principais momentos da vida de José Sarney foi durante a redemocratização do Brasil. Ele disse que não haveria possibilidade de transição pacífica e negociada do regime militar para a normalidade democrática se não existissem lideranças, como Tancredo Neves e José Sarney, dispostas a encontrar os caminhos que a viabilizassem.
Gilvam Borges registrou que enquanto a Tancredo Neves coube a liderança de toda a estratégia montada pelos que se opunham ao regime militar, a José Sarney foi delegada a responsabilidade de ampliar a possibilidade de adesão entre os que se situavam dentro do poder. "Um elo não existiria sem o outro e, sem ambos, provavelmente o país mergulharia no caos", avaliou.
Outro aspecto importante da vida do ex-presidente da República citado por Gilvam Borges foi a decisão de aproximar o Brasil da Argentina, superando desconfianças recíprocas, o que resultou na criação do Mercosul. O senador pelo Amapá também enalteceu a atuação de Sarney como presidente do Senado e do Congresso Nacional. "Ele trouxe o Senado para o centro do debate político nacional", elogiou.
24/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gilvam Borges homenageia José Sarney, que aniversaria no sábado
Gilvam Borges relembra trajetória política de José Sarney
Gilvam Borges lembra aniversário de Sarney e destaca suas realizações
Gilvam homenageia 76 anos de José Sarney
Gilvam Borges pede que José Serra renuncie
Gilvam Borges homenageia Sarney por aniversário