Gleisi Hoffmann diz que governo trabalha para diminuir gastos e aumentar investimentos
A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, disse nesta quarta-feira (23) que o governo está trabalhando para reduzir gastos de custeio em todos os setores, a fim de facilitar novos investimentos. Ela disse que o Ministério de Minas e Energia tem em sua agenda a renovação de 18% dos contratos de concessão na área da geração de energia elétrica, que vencem em 2015.
A ministra abordou o assunto depois de ouvir a leitura do relatório do ministro José Múcio, no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as contas do governo da presidenta Dilma Rousseff referentes a 2011, que foram aprovadas por unanimidade, com ressalvas. Ela disse que, apesar da crise externa e das dificuldades econômicas que o governo tem que enfrentar, o Brasil conta “com nível de investimentos adequado”.
O relator alertou para a questão do vencimento dos contratos no setor elétrico e para atrasos nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) relacionadas à Copa do Mundo. Para José Múcio, é necessário fazer mais investimentos em âmbito regional para garantir o desenvolvimento sustentável do País. Ele destacou que o governo perdeu no ano passado R$ 187 bilhões com renúncia fiscal, contra R$ 144 bilhões no ano anterior, e alertou para a necessidade de o governo examinar se o benefício está surtindo os resultados esperados.
“O tribunal faz sua parte ao fazer recomendações e cabe ao governo avaliar com mais critérios os apontamentos", disse Gleisi Hoffmann. "O governo recebe a análise (do relatório) com a responsabilidade de gestor, que precisa cuidar de um País com a dimensão do Brasil, com a sua diversidade", completou a ministra.
Fonte:
Agência Brasil
23/05/2012 16:50
Artigos Relacionados
Gleisi Hoffmann diz que governo trabalha para diminuir gastos e aumentar investimentos
Senadores pedem à ministra Gleisi Hoffmann mais investimentos em infraestrutura
Para Gleisi Hoffmann, Brasil pode confiar nas medidas do governo para combater inflação
Gleisi Hoffmann afirma que não há intransigência do governo sobre concessões
Gleisi Hoffmann: governo manterá modelo de concessão de aeroportos
Senadores destacam lealdade de Gleisi Hoffmann ao governo Dilma