Para Gleisi Hoffmann, Brasil pode confiar nas medidas do governo para combater inflação




A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) defendeu, em discurso nesta segunda-feira (2), as medidas tomadas pelo governo para combater a inflação. Ela respondeu às críticas feitas pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR), para quem a presidente da República, Dilma Rousseff, não está agindo adequadamente para conter a inflação ao adiar uma reforma administrativa, com contenção. Segundo a senadora, no entanto, o Brasil pode confiar na condução da política macroeconômica do governo.

- Estamos tendo resultados concretos, seja pelo aumento do superávit primário, seja pela redução da dívida em relação ao PIB, seja pela projeção de inflação até o final deste ano e para o ano que vem, quando vamos convergir pela meta - afirmou Gleisi Hoffmann.

Ela disse discordar de quem acha que "a taxa Selic é o único instrumento de contenção inflacionária" e que criticam o Banco Central por não ter elevado a taxa. Para ela, é preciso apostar em medidas que possam, ao mesmo tempo, conter a inflação e não comprometer o desenvolvimento econômico, o crescimento da renda e a manutenção dos empregos.

- Quero deixar um alerta aos que falam de inflação como se quisessem que [ela] voltasse para então fazer discurso de oposição - disse ela.

Itaipu

Gleisi Hoffmann também mencionou a publicação de artigo no jornal Folha de S. Paulo cobre o acordo entre Brasil e Paraguai a respeito da energia de Itaipu Binacional. A senadora disse acreditar que o repasse de energia para o país, por mais que a taxa tenha se elevado, ainda é vantajoso.

Ela também elogiou a criação de uma subcomissão temporária para debater a violência escolar. O colegiado, que atuará por seis meses, ajudará no debate que se acirrou com o episódio do ataque na escola de Realengo (RJ), quando morreram 12 crianças.



02/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gleisi Hoffmann comemora controle da inflação pelo governo

Gleisi Hoffmann: governo Dilma combate inflação sem estrangular crescimento econômico

Gleisi Hoffmann: base do governo pode pedir inclusão do caso Alstom na CPI da Petrobras

Gleisi Hoffmann diz que governo trabalha para diminuir gastos e aumentar investimentos

Gleisi Hoffmann diz que governo trabalha para diminuir gastos e aumentar investimentos

Governo pode reduzir impostos para combater crise, mas prioridade é o uso de medidas monetárias