Gleisi Hoffmann diz que o teste do pezinho é imprescindível para crescimento saudável da criança
Em discurso nesta segunda-feira (6), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que a triagem neonatal (mais conhecida como teste do pezinho) é imprescindível para que a criança recém-nascida tenha um crescimento saudável.
A senadora informou que o dia 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame feito com a coleta de gotas de sangue do calcanhar dos recém-nascidos, usado no Brasil, desde os anos 70, para a identificação de anomalias congênitas, principalmente a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito.
- Ambas, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência mental. A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Por isso, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê - informou a senadora.
Gleisi lembrou que o teste é obrigatório em todo o país desde 1992 e que, em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal. Atualmente, disse a senadora, mais de 30 doenças podem ser identificadas antes que os sintomas apareçam por meio desse e de outros exames neonatais.
A senadora elogiou a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) pela realização, nesta segunda-feira, de audiência pública sobre o teste do pezinho. Nesta data, informou a senadora, são comemorados os dez anos do programa estruturado neonatal, implantado pelo Ministério da Saúde em 2001, "programa muito importante para o Brasil e para as crianças".
06/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gleisi Hoffmann registra crescimento da economia brasileira
Gleisi Hoffmann: governo Dilma combate inflação sem estrangular crescimento econômico
Ampliado investimento para teste do pezinho pelo SUS
Teste do pezinho pode ser ampliado para diagnosticar mais doenças
SP vai ampliar teste do pezinho
Começa debate sobre o 'teste do pezinho'