Gleisi Hoffmann elogia mudanças nas regras do crédito rural




A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) elogiou nesta segunda-feira (23), em discurso no Plenário, as mudanças pretendidas pelo governo federal para o novo Manual de Crédito Rural. A senadora afirmou que as medidas do governo vão desburocratizar e baratear as concessões de crédito e aumentar o teto dos financiamentos, beneficiando "produtores rurais de todo o país".

Essas ações, que serão divulgadas nas próximas semanas, vão diminuir os juros dos financiamentos de produtores de arroz, feijão, carnes, frutas e hortigranjeiros, para que se igualem aos cobrados atualmente de produtores de soja, algodão e milho.

- O governo federal quer estimular a produção de alimentos básicos, induzir a diversificação da agropecuária, garantir a sustentação de preços ao produtor e, ao mesmo tempo, manter sob controle a inflação dos alimentos. Além disso, o novo manual de crédito tentará desburocratizar as operações rurais e simplificar a concessão de recursos para custeio, investimento e comercialização das safras - explicou.

As medidas preveem também descontos especiais aos produtores que usarem sementes certificadas ou que comprovarem respeito às leis ambientais, acrescentou a senadora. Ainda serão anunciados benefícios para o setor de cooperativas.

- Estamos diante de uma política de estado voltada para um setor absolutamente fundamental da nossa economia - declarou.

Em apartes, os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Ana Amélia (PP-RS) concordaram com Gleisi Hoffmann que essas medidas vão beneficiar os produtores rurais brasileiros.



23/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp elogia mudanças na concessão de crédito rural

Gleisi Hoffmann elogia projetos do PAC voltados para a habitação

Gleisi Hoffmann elogia MP que reforça benefícios para o microempreendedor individual

Humberto Costa elogia indicação de Gleisi Hoffmann para Casa Civil

Gleisi Hoffmann elogia política econômica do governo e pede revisão de contratos de concessão de rodovias

CAE examinará mudanças no crédito rural