Goellner alerta o governo federal sobre crise agrícola no país



O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) alertou nesta quarta-feira (29) o governo federal para a crise que atinge os produtores rurais, especialmente em Mato Grosso, estado "responsável por mais de um terço da produção agrícola nacional". De acordo com o senador, a crise internacional acertou em cheio o agronegócio e o apoio anunciado pelo governo ao setor até o momento não se concretizou, sendo que os recursos não chegaram aos produtores.

Diante disso, Goellner conclamou os demais parlamentares a se unirem para pleitear às autoridades urgência na adoção de medidas para superar a crise no setor.

O senador lembrou que os trabalhadores e produtores rurais aguardam ansiosos o anúncio do governo de medidas eficazes para superar a crise, já que os custos de produção estão 50% mais elevados e não existe disponibilidade de crédito. Diante da situação de desespero, completou Goellner, os produtores resolveram reduzir os gastos com tecnologia em suas plantações, como quantidade de adubos, defensivos e outros insumos, com o objetivo de cortar custos. Para o senador, esta medida pode colocar em risco a produção.



29/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias alerta governo federal para riscos de crise de liquidez na economia mundial

Gilberto Goellner diz que endividamento rural é "vergonhoso" para o país e cobra ações do governo

Lando alerta para crise na Universidade Federal de Rondônia

Governo alerta passageiros sobre produtos e alimentos que não podem entrar no País

Goellner cobra medidas urgentes para setor agrícola

Iris acusa o governo de insensibilidade diante da crise no setor agrícola