Goellner comemora recriação da Sudeco
O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) comemorou nesta segunda-feira (24) a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) como autarquia especial, com a aprovação do substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O senador disse que a autarquia destina-se a promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e no Distrito Federal.
Goellner observou que não se poderia criar uma autarquia dessa envergadura para simplesmente gerir um fundo já existente. Por isso, acrescentou o senador, foi necessário criar também o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), colocando a região em pé de igualdade com as Regiões Norte e Nordeste, que já contam com seus respectivos fundos de desenvolvimento, além dos fundos constitucionais.
A comissão aprovou ainda, informou Goellner, substitutivo do senador Cícero Lucena (PSDB-PB) que cria o Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste, que não atuará como um banco de varejo. O senador explicou que o banco será dependente da sua dotação exclusiva de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e dos dividendos que colher com a administração dos fundos - constitucional e de desenvolvimento - do Centro-Oeste.
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse, em aparte, que se hoje existisse a Sudesul, Santa Catarina poderia contar com um ajuda maior e mais rápida para se recuperar da calamidade provocada no estado pelo excesso de chuvas.24/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rollemberg comemora recriação da Sudeco
Lúcia Vânia comemora recriação da Sudeco
Jayme Campos comemora recriação da Sudeco
Jayme Campos comemora aprovação da recriação da Sudeco pela CDR
CDR discute recriação da Sudeco
CDR discute recriação da Sudeco