Goellner relata visita de Mangabeira ao MT



O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) relatou nesta quarta-feira (6) a visita realizada pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, a diversos municípios do estado de Mato Grosso para debater com produtores rurais, empresários e as populações locais as diferentes realidades e problemas. O senador, que acompanhou o ministro na visita, disse que a maior reclamação ouvida foi em relação à insegurança jurídica em que vive aquela região.

- Como bem disse o ministro Mangabeira, é preciso acabar com o caldeirão de insegurança jurídica que há na Amazônia e que é preciso fechar a torneira das terras públicas, facilmente disponíveis a aventureiros e devastadores - disse.

Goellner disse que foram ouvidos depoimentos emocionados de pessoas que tentam desenvolver as suas atividades dentro da legalidade, e também sobre o meio ambiente. Segundo o senador, foram feitas "críticas ácidas" à legislação ambiental e à morosidade dos órgãos públicos que cuidam dos assuntos ambientais e que, por causa da legislação, dificultam os processos de licenciamento e acabam incentivando as ações clandestinas e ilegais.

O senador destacou o baixo percentual de imóveis rurais titularizados, de onde um grande número de produtores retira seu sustento. Na avaliação dele, não é possível cobrar de produtores que não são proprietários que providenciem a regularização ambiental das terras onde vivem. O senador informou que em Mato Grosso, de 150 mil pequenos produtores rurais, entre posseiros, arrendatários, ocupantes, assentados da reforma agrária e integrantes da agricultura familiar, apenas 30 mil possuem títulos do imóvel que ocupam.

- Chama a atenção as imensas áreas públicas e as unidades de conservação da região. Essas áreas estão abandonadas, sem que haja um efetivo processo de fiscalização e controle. O governo, seu proprietário e gestor, não tem condições de realizar essa fiscalização nem de assegurar a integridade dessas terras - afirmou.

Diante desse quadro, disse Goellner, ao serem apresentadas as estatísticas de desmatamento, os proprietários que cuidam, correta e legalmente, de suas áreas são colocados no mesmo grupo dos que desrespeitam o meio ambiente e acabam recebendo o mesmo rótulo. O senador acredita que agora o ministro Mangabeira Unger poderá planejar as ações governamentais para a região amazônica para promover a regularização e a legalização ambiental dos imóveis rurais, além de inibir o processo de desequilíbrio do meio ambiente.



06/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Goellner relata quadro desolador na Amazônia

Goellner relata audiência pública que debateu revisão do Código Florestal

Eduardo Suplicy relata visita de parlamentares ao Irã

Heráclito relata visita a municípios do Piauí

CPI DO TRABALHO INFANTIL RELATA VISITA AO RIO GRANDE DO SUL

Eduardo Suplicy relata visita a condenados do mensalão