Goellner sugere medidas para minimizar efeitos da crise na agricultura



O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) sugeriu nesta terça-feira (21) uma série de medidas para minimizar os efeitos da crise financeira internacional sobre a agricultura brasileira. Goellner dividiu as sugestões em duas áreas: crédito e renda.

Na área do crédito para custeio da próxima safra, ele apontou o aumento da dotação de recursos para bancos oficiais; redução das exigências para obtenção de crédito; aumento dos percentuais de aplicação dos recursos da poupança; e aumento das dotações de recursos do Tesouro Nacional e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); além de ajuda às chamadas tradings [empresas exportadoras], através da liberação de reservas cambiais.

Para assegurar renda, o senador sugeriu a revisão do preço mínimo dos produtos agrícolas, tendo como base os atuais custos de produção; a suplementação de recursos no Orçamento Geral da União para 2009, visando o custeio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e das operações de AGF/EGF; e redução da tributação de ICMS para os produtos agrícolas e para o frete desses produtos.



21/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia defende entendimento para minimizar efeitos da crise

Presidente do Senado defende aprovação da reforma tributária para minimizar efeitos da crise

Mendes Ribeiro anuncia medidas para minimizar crise na suinocultura

Gilberto Goellner sugere medidas para estimular o consumo de biocombustíveis

Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Áudio | Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste