Goiás inicia conferências sobre assistência técnica e extensão rural esta semana



A partir da próxima sexta-feira (3), começam a ser realizadas as conferências territoriais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Goiás. Até 15 de março, encontros serão realizados nos 15 territórios do estado, antes da etapa estadual, que será realizado no dia 28 de março. As conferências têm o objetivo de discutir políticas de Ater nos territórios, além possibilitar ao governo federal conhecer e acompanhar as necessidades da população local.

Participam dos seminários em Goiás membros da sociedade civil, empresas que prestam assistência técnica e representantes da agricultura familiar, incluindo comunidades tradicionais, sindicatos, cooperativas e associações.

Os participantes devem avaliar o trabalho realizado nos territórios, o que melhorou, o que pode ser aperfeiçoado e levantar demandas para os governos, para que, futuramente, essas necessidades sejam atendidas.

Os seminários territoriais e estaduais, que são realizados em todo o Brasil, são etapas fundamentais para a realização da 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater), organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Condraf/MDA), em Brasília. Entre 23 e 26 de abril deste ano, mais de 700 participantes dos governos e da sociedade civil estarão presentes no evento, cujo tema geral será Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural.

 

Momento de articulação

“As etapas territoriais e estaduais são momentos preciosos traduzidos em ações articuladas com todos os atores a fim de dialogar: poder público municipal, movimentos sociais e sindical do campo e da cidade, prestadores públicos e privados de Ater e o segmento acadêmico”, destaca Edilson Almeida, delegado substituto do MDA em Goiás.

As conferências territoriais também possibilitam a articulação da Ater com outras políticas públicas, como os seminários voltados às comunidades tradicionais, a exemplo de quilombolas, indígenas e extrativistas. “Os povos e comunidades tradicionais estarão realizando seminários específicos ligados a essa temática para aprofundar as especificidades, na medida em que eles têm as suas formas próprias de se organizar e que a Ater precisa dar uma resposta a essas questões”, afirmou Edmilton Cerqueira, diretor do MDA para Povos e Comunidades Tradicionais.

Entre os territórios goianos que terão seminários, figuram quatro territórios da cidadania: Vale do Rio Vermelho, Chapada dos Veadeiros, Águas Emendadas e Vale do Paraná. Além destes, totalizam as 15 conferências outros dez territórios rurais, além do território Meia Ponte, com sede em Goiânia, onde será realizada a primeira conferência territorial do estado.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



30/01/2012 16:17


Artigos Relacionados


Pernambuco inicia conferências sobre assistência técnica e extensão rural

Mato Grosso do Sul inicia conferências de assistência técnica e extensão rural

CRA promove audiência pública sobre assistência técnica e extensão rural

Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural atendem 25 mil famílias

Municípios maranhenses receberão assistência técnica e extensão rural

Reuniões no Pará discutem assistência técnica e extensão rural